segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


INSTROSPECÇÃO

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se há em minha conduta algo que te ofende,
e dirige-me pelo caminho eterno.”
(Salmos 139.23,24)

Nos tempos modernos, o uso da sonda é muito comum, pricipamente na área da medicina, da agricultura e da engenharia. Sondas são aparelhos que servem para perceber em profundidade, para ver o que há além da superfície. Uma sondagem é capaz de detectar problemas num terreno que comprometem uma construção; pode-se ainda perceber uma doença que está em algum órgão do corpo e também, averiguar qual o tipo de tratamento um terreno precisa para que a produção agrícola seja mais saudável e abundante. No entanto, não é apenas o que é físico e palpável que precisa ser sondado.

Diversas vezes, a Bíblia usa este termo, para falar da alma, do íntimo do ser, do coração - lugar de onde provêm as intenções e sentimentos. Este tipo de sondagem nunca será feito por aparelhos. Sondemos nossa consciência, nosso caráter, nosso amor, nossas razões pessoais. Nessa sondagem é preciso ter coragem e honestidade, a fim de termos um diagnóstico correto. Precisa-se de lealdade para dizer:
ESTOU ERRADO. FRACASSEI. 
Porém, a melhor sondagem sempre é feita pelo Espírito Santo.
“ O Espírtio sonda todas as coisas...” (1 Co 2.10).

Essa sondagem pode vir através de uma ordem, como aconteceu com o moço rico... “vai, vende tudo o que tem...” (Lc 18.22).

Jesus sondou o coração do moço e trouxe a tona sua ganância.
Pode vir através de uma tempestade, que revelou em qual tipo de terreno a casa foi construída (Mt 7.27). Pode vir no sofrimento causado por uma injustiça, como no caso de José (Gn 37), revelando um espírito amoroso e perdoador. É bom saber que a sondagem não é o fim em si mesmo. Ele verifica para ser corrigido e para ver se tudo está correto.

(fonte: Devocionário/Editora OBPC - Marta Suana/Pindamonhangaba/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário