terça-feira, 23 de março de 2010

Batismo no Espírito Santo...O que é isso?...(Estudos Bíblicos - Parte I)


A cada dia se torna mais evidente que os fenômenos das línguas ainda continuam sendo um dos assuntos mais controvertidos nas igrejas dos dias atuais. Hoje, as línguas, já não são uma realidade somente entre os evangélicos, mas também em outros grupos, como católicos. Isso tem causado confusões, divisões e discussões intermináveis. ... ... ... No Novo Testamento, na Primeira Carta aos Coríntios, especialmente nos capítuilos 12. 13 e 14, o apóstolo Paulo escreveu àquela igreja orientando quanto aos dons espirituais, e corrigindo a desordem que ali havia, como também exortando-os a procurarem os melhores dons, uma vez que eles estavam super valorizando o dom de língua em detrimento de outros mais necessários. Na Igreja em Coríntios não faltava nem um dom (1Co 1:7), mas mesmo exercendo os dons, Paulo os chamou de carnais e de crianças (1Co 3:1). Havia entre eles ciúmes e contendas (1Co 3:3) e não havia o exercício do principal dom, o AMOR (1Co 13:1-13). Coisas que acontecem também em nossos dias. ... ... ... Os grupos Petencostais e Católicos Carismáticos, defendem o falar em outras línguas, como sendo a evidência do"batismo" com o Espírito Santo. Asseguram que para ter uma vida fervorosa, vitoriosa e santa é preciso passar pela experiência do "batismo" com o Espírito Santo, ou seja, falar em línguas, o que na prática não é isso o que temos visto. Esse grupos, chegam a classificar os crentes, antes, e depois do "batismo" com o Espírito Santo. Mas será que as linguas são realmente um referencial verdadeiro e bíblico para autenticar o fervor, a santidade de um cristão? ... ... ... É muito comum ouvirmos pessoas afirmarem que algumas igrejas são frias e mortas por não terem o "poder" do Espírito. Mas, conforme lemos nas cartas do apóstolo Paulo, todo cristão que faz parte do Corpo de Cristo, uma vez regenerado pelo poder do Espírito Santo (Tt 2:5), ele passa a ser a habitação do Espírito (Rm 8:9; 1Co 3:16); ele é selado pelo Espírito (Ef 1:13), o qual é o penhor da sua herança (Ef 1:14); ele é batizado pelo Espírito e passa a fazer do corpo de Cristo, que é a igreja (1Co 12:13); passa a beber de um só Espírito. ... ... ... Não cremos que haja algum cristão verdadeiro que não seja habitação do Espírito. Apóstolo Paulo perguntou aos Coríntios: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Co 3:16). E afirmou aos Romanos: "E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" (Rm 8:9). Não encontramos recomendações para que busquemos um "batismo" com o Espírito Santo, após a conversão, em nenhuma carta do Novo Testamento, mas somos instruídos a nos enchermos do Espírito Santo (Ef 5:18). (continua ...) .....................................................................................................Acesse: http://www.provideira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário