"E Faraó disse a Jacó: Quantos são os dias dos anos de tua vida? E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta nos; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e, não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais, nos dias das suas peregrinações." - Gn. 47
Jacó já estava no fim da vida, quando fez a declaração triste e melancólica acima, afinal a sua trajetória não foi e não é nada invejável. Mas, que lição poderemos tirar da vida deste patriarca? Isto depende de cada um. Por exemplo, respeitar o tempo breve de nossas vidas será um bom começo, depois se lembrar que a juventude é efêmera também é uma boa pedida. Que tal lembrarmos da infalível lei da semeadura de Gálatas 6.7, e, nos apartarmos do mal como nos ensina a Bíblia em 1ª Pe 3.11, para que assim não estejamos inseridos na lista horrível de 2ª Timóteo 3.1-5?
Em 2010, muitos jovens do passado lamentaram decisões erradas, assim como Jacó envelheceram e agora pagam o preço da desobediência; jovens de hoje no futuro infelizmente lamentarão os seus erros. Aqueles que já passaram não poderão mudar o caminho que já trilharam, mas os que estão começando ainda podem tomar a direção certa.
Jacó, que significa suplantador em hebráico, fez jus ao nome e pagou caro por isso, teve o seu nome mudado para Israel, mas continuou colhendo os frutos conseqüentes do seu tempo de espertalhão. "Terríveis cicatrizes que o tempo não apagou".
Cuidado irmãos, muito cuidado! Jacó se foi há muito tempo, mas o Deus dele continua vivíssimo, como o era quando viu uma inocente mãozinha agarrada ao calcanhar do seu irmão, no momento em que nasceram e, assim o vigiou até o dia em que ouviu tombar no Egito. Nossa sagacidade deve ser unicamente contra o nosso inimigo maior, o malígno, e, se assim for não teremos que lamentar o passado, mas sim nos regozijarmos no Senhor com boas lembranças.
Em 2011 temos 3 opções: continuar como estamos ... melhorar ... ou nos deteriorarmos. Cremos que Deus deseja o nosso constante progresso, isso só depende da nossa dedicação. (Pr. José Wilson)
............................................................................
Provérbios 13:4
Nenhum comentário:
Postar um comentário