terça-feira, 26 de abril de 2011

DEVOCIONAL VIDEIRA VIVA-Conheça a Jesus e Encontre a Paz!

O CRISTÃO NÃO ESTÁ IMUNE AS LUTAS E TRIBULAÇÕES, PORTANTO:


NUNCA DESISTA!
"Tudo posso Naquele Que Me Fortalece!" Filipenses 4.13


A persistência ou perseverança é uma virtude divina que precisamos ter e cultivar, pois é somente por meio dela que conseguiremos nossos objetivos, uma vez que sempre haverá impedimentos no caminho de quem deseja triunfar ou vencer na vida de um modo geral. Desistir é o mesmo que: "abrir mão, parar ou cessar (o que havia começado); renunciar àquilo que havia começado ou que se pretendia iniciar". É vencedor aquele que completa o que iniciou e jamais desiste no meio do caminho. Deus tem dado algo para realizarmos? Em caso positivo devemos honrá-Lo e completar a missão.



VOCÊ ALGUMA VEZ JÁ DESISTIU DE ALGO IMPORTANTE?


1 - Quem persevera é apto para o reino de Deus!
- Jesus Cristo falando aos seus discípulos disse: "Ninguém que, tendo posto a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" (Lc 9.62). A vida cristã não está isenta de lutas e tribulações (Jo 16.33), mas em nossa caminhada em direção a cidade celestial, Deus põe à prova a nossa fé e somos aprovados quando perseveramos na Sua vontade.
- Fracassamos na vida espiritual quando na hora do aperto abandonamos os valores absolutos da Palavra de Deus e continuamos a vida baseada em convicções mundanas (Rm 12.2) ou carnais (egocentristas). Isso é o mesmo que virar as costas para verdade e mais diretamente para Deus.



- O apóstolo Paulo se queixou de um de seus colaboradores que em determinado momento do ministério simplesmente o abandonou: "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tesssalônica" (2Tm 4.10). Amar este mundo é o mesmo que se entregar às cobiças carnais (1Jo 2.15,16) e ilusões da luxúria e do pecado.
- Não há espaço no reino de Deus para quem sente saudades do pecado ("olha para trás") e vive retrocedendo na vida cristã, isso porque Deus nos chama para avançarmos, crescermos como crentes em Cristo. Não podemos ficar somente com aquilo que gostamos no cristianismo, precisamos abraçar a coroa e a cruz, as promessas e os mandamentos, a compaixão e o juízo...



2 - Nosso compromisso com Deus nos dá firmeza!


- A única maneira de perseverarmos ou de não retrocedermos na caminhada e no minstério cristão é por meio de um compromisso sério com Deus. Paulo escrevendo aos crentes da Galácia disse: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (6.9). O sentido desta palavra "não nos cansemos" quer dizer: não desistir, não desesperar, não perder a coragem, não acovardar-se. É verdade que a luta é quase insuportável, é pesada e não é nada fácil, como nunca foi, mas não podemos perder o alvo da vida que é o completarmos a nossa carreira (Hb 12.2). Desistir é um atitude de fraqueza, própria da natureza humana, qualquer um de nós pobres mortais, corremos o mesmo risco. E é só em Cristo que podemos superar e vencer todas as coisas, pois nas nossas próprias forças iremos sucumbir


(Fp 4.13). Nos apeguemos ao Senhor, autor e consumador da nossa fé.


O nosso compromisso com Deus nos faz perceber as necessidades da obra ("fazer o bem" - viver o fruto do Espírito; cumprir os propósitos de Deus para Igreja...) e nos ajuda a continuarmos firmes na visão, na direção a fim realizarmos a missão que Ele nos designou. Às vezes nos sentimos desanimados, porque fazemos tanta coisa e não encontramos resultado aparente, palpável, sobretudo quando falta reconhecimento ou gratidão de outras pessoas. Todavia o Espírito Santo nos desafia a continuarmos firmes em nosso trabalho, esperando sempre em Deus que a seu tempo, no kairós Dele, nos recompénsará.



VOCÊ REALMENTE POSSUI COMPROMISSO COM DEUS E COM SUA OBRA?


3 - O fracasso está destinado para os que desistem!


Em Provérbios o sábio afirma: "porque sete vezes cairá o justo e se levantará" (24.16). Certa vez li uma frase que serviu de grande impacto pra minha vida: "Você nunca é um fracasso até que desista". Portanto, por mais difícil que seja sempre, é muito cedo para desistirmos. Pela fé podemos "tirar forças da fraqueza" (Hb 11.34; 2Co 12.9,10).


Salomão declara que para o crente cair não é algo impossível ou final, pois Deus sempre irá lhe conceder uma nova chance para se levantar, mas não é assim com o ímpio (Sl 32.10). Em meios às provas ou adversidades o crente pode até sucumbir, mas a misericórdia de Deus o levantará (Sl 34.19). Não estamos livres de lutas, contudo a Bíblia nos garante que Deus sempre nos sustentará (2Co 4.8,9).


A Bíblia nos ensina a sermos firmes, constantes, inabaláveis, perseverantes e sempre abundantes na obra do Senhor, pois esse é o perfil dos vencedores (1Co 15.58). Quando não conseguimos de um jeito procuramos de outro, como Zaqueu que não desistiu de ver Jesus, porque superou sua baixa estatura subindo numa árvore; resultado: foi salvo e transformado (Lc 19. 1-10). No Salmo 37.24 está escrito que se o justo cair não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. Mesmo sendo filhos de Deus não estamos isentos de "quedas", deslizes, erros e falhas de todo tipo. Mas, não devemos permanecer caídos. Mesmo o sábio não é perfeito, pode errar ao longo da jornada cristã, mas o perdão de Deus o restaura e anima.



CONCLUSÃO


Desistir, fracassar, voltar atrás são atitudes que não podem fazer parte de nossas vidas, todavia ainda possuímos uma natureza fraca, que está sempre tentando nos arrastar para longe da vontade de Deus. O que faremos então? Nos fortaleceremos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10), pois em Cristo somos muito mais que vencedores (Rm 8.37). Precisamos olhar para Cristo (Hb 12.2), para o que Ele nos tem preparado (1Co 2.9), e permitir o controle do Espírito Santo, pois é somente assim que triunfaremos em nossa jornada cristã.


( Postado por Washingthon Bezerra-Capelão Evangélico-OBPC-Sede-MC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário